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Naming o que é isso?

O que é Naming?

O post descreve de maneira simples oque é o Naming , como aplicar e quando aplicar para que sua empresa inicie ou reposicione a estratégia de branding

O próprio nome ja diz tudo quando traduzido para nossa lingua, naming quer dizer nomear no sentido de dar um nome a algo. No marketing ele tem o mesmo sentido que é dar o nome a sua empresa ou  produto.

Mas porque o naming é tão importante a ponto de existir empresas especializadas em dar nome as outras?

O naming definirá na verdade a imagem da sua empresa para o consumidor, será o responsável pela a idéia transmitida aos clientes e fornecedores, levará com ele a maneira que poderá fazer suas campanhas de marketing, merchandising e institucional.  Por isso a assessoria de empresas especializadas é de fundamental importancia para aqueles que começam um novo empreendimento com um visão ampla de crescimento.

Mas se ainda assim o você não se convenceu que a ajuda de um assessoria lhe é muito útil,  como deve dar o nome a sua empresa?

Você pode escolher qualquer nome que deseja quando inicia um empreendimento é um direito seu, afinal de contas a empresa é sua, porém certos cuidados devem ser tomados neste momento para que seu nome seja realmente relevante ao seu negócio e que seja exclusivo.

Veja que não vamos nem citar aqui o principal motivo  que é o direito de marca, aquele que você registra sua marca nos orgãos competentes, vamos apenas dar atenção aos detalhes satélites que circundam o assunto.

Muitas vezes o empresário entende profundamente do seu próprio negócio e peca no sentido de dar nomes extremamente técnicos e que  nem sempre são compreendidos pelo consumidor. Outras vezes escolhe nomes que podem ser confundidos com negócios que em nada se relaciona com o objetivo da empresa.

Uma técnica simples ajuda o empresário a escolher o naming  para sua empresa, em 5 etapas.

1)  Pesquisar.

Esta é a primeira etapa do naming, onde ele deve definir quais serão os diferenciais da sua marca, o posicionamento frente ao concorrente, o segmento e os canais de comunicação que irá utilizar, além da abrangência territorial da empresa ou marca.

2) Planejar.

Defina aqui as estratégias quanto as funções e hierarquias de comunicação do nome, sua anatomia e classificação frente os processos de escolha e criação dos nomes.

3) Criar.

Quanto mais nome sugeridos melhor, serão maiores as possibilidades de encontrar o naming que se ajuste a toda as etapas anteriores e que sobrevivam as etapas posteriores.

4) Avaliar.

Avalie o desempenho vocativo e evocativo dos nomes sugeridos na etapa anterior e se elas correspondem ao esperado frente as estratégias da marca ou produto.

5) Validar

Verifique a viabilidade legal do uso e do registro do nome, bem como a disponibilidade dele em empresas de registros de domínios para a web.

O resultado deste processo certamente lhe trará um namig que vai satisfazer todas as necessidades da sua empresa em relação ao mercado em que está inserida como também resultados diretos ou indiretos de custos e investimentos em branding

Saúde, Sucesso e Paz. Até a próxima.