influencia da cores no marketing e design

O Marketing emocional e as cores

O Marketing Emocional e as Cores – I

A matéria faz referência a influência das cores no Marketing e no Design desvendando alguns mitos e revelando outros.

influencia da cores no marketing e design

Já não é de hoje que os marqueteiro e designer do mundo inteiro sabem que a cor pode influenciar, na decisão de compra de um produto, na preferência por uma empresa ao invés de outra ou em várias outras relações de consumo, isso acontece porque nós, seres humanos, somos influenciados por uma infindável soma de fatores e entre todos eles o primordial para o marketing é o fator emocional.

Segundo a teoria das cores cada uma delas, as cores, transmitem um sentimento, porque causam uma descarga emocional. Para o bom “marqueteiro” isso se torna um prato cheio e com direito a sobremesa para transmitir uma mensagem. Podendo ele criar o cenário ideal para que esta mensagem através do fator emocional fique retida na sua mente e que no momento exato a sua decisão seja influenciada pelos sentimentos que ele criou em você.

Projetos web como a criação de sites e lojas virtuais, campanhas publicitárias, propagandas, projetos de marketing, material gráfico, criação de logomarcas devem usar estas características para atingir seus resultados utilizando como referência alguns estudos anteriores, mas!

Existe uma tabela de cores definitiva para o Marketing Emocional?

NÃO, bem assim mesmo, “N, A, O, Til“.  A verdade é que não existe uma tabela da qual você pode confiar cegamente sobre qual cor utilizar para os seus objetivos de marketing. Como se trata de emoção, de sentimentos e a natureza humana não é ciência exata, cabe ao marqueteiro e o designer encontrar o ponto ideal na paleta de cores e no cenário geral em que vai ser aplicada. Para que a partir deste momento você possa despertar o sentimento ou emoção que deseja transmitir.

Vai aí um aviso: – Quem disser que é só seguir uma tabela duvide! Porém o exercício constante de observação e tentativas de entender esta natureza, já pode indicar, uma tendência natural de sensações e emoções atreladas as cores.

Vou mostrar nos próximos post cada cor e sua influência emocional sobre o indivíduo, e claro analisar algumas marcas famosas e os seus apelos de marketing emocional.

Assine nossa news para se manter informado das próximas postagens.

“Tolo é aquele que não compartilha conhecimento, pois deixa de melhorar o próprio mundo em que vive”

Abraços e até logo e viva o Marketing.