O Marketing Verde
Atualmente esta é a palavra-chave mais utilizada pelas empresas que querem criar um vinculo de responsabilidade social e ambiental entre ela e o consumidor, pois percebem que é cada vez maior o numero de consumidores que estão em busca do “algo a mais” quando realizam suas compras.
A evolução tecnológica e o acesso as informações torna o mercado cada dia mais competitivo, fazendo produtos e empresas quase não gerarem um diferencial capaz de se sobrepor aos concorrentes. Um exemplo claro é a guerra das marcas de aparelhos de celular que já não é possível mais distinguir qual tem a melhor qualidade, se é a Nokia, Motorola, Samsung, salvo detalhes específicos que podem satisfazer um determinado consumidor, mas que com certeza também surgirá o equivalente na marca concorrente.
Neste caso onde fica o “algo mais” para o consumidor, no marketing verde?
Os consumidores verdes, assim chamados pela clara preocupação que demonstram com o Programa Ambiental Amiga do Planeta e com o aspecto social humanitário procuram por marcas que ofereça este valor agregado. Em uma simples pesquisa de opinião estes consumidores apontaram que os produtos que possuem o apelo ambiental são priorizados em relação àqueles que não o possuem.
Responda a uma pergunta: se você tivesse dois produtos similares de marcas diferentes e preços iguais, daria preferência para o que tem um apelo ambiental? Se foi positiva sua resposta você estará inserido como consumidor nesta imensa onda que chega ao mercado mundial. Mas sua empresa está inserida também, sua empresa prática o marketing verde de maneira a gerar novos negócios e atender este publico imenso que se forma diante dos seus olhos?
São inúmeras as formas com as quais você pode contribuir com o meio ambiente e mostrar ao seu potencial e atual cliente que sua empresa colabora com a formação de um mundo melhor para esta e para as futura gerações.
Criar programas internos de contenção de energia e coleta seletiva de lixo, por exemplo, ou aderir a programas ambientais de ONGS como o amigadoplaneta.org . Qualquer que seja a forma que utilizar é necessário informar ao seu consumidor através da mídia, ou de formas diretas como na embalagem do produto só então você está praticando o marketing verde.
Os programas ambientais realizados pelas ONGS são os que mais geram a empatia do consumidor com a marca, pois levam a chancela de instituições autênticas no combate a degradação do meio ambiente e a justiça social e isso causa o efeito de confiança que se transfere para o seu produto.
Marketing verde não será um composto no marketing mix das empresas num futuro bem próximo, ele será uma exigência do consumidor para com a sua empresa.
Você está preparado?
Não esqueça de assinar nossa newsletter para ficar ligado nas próximas postagem sobre Marketing Verde, ou siga nossas redes sociais.
Compartilhar conhecimento é atitude reservada somente aos vencedores.
Até a próxima.
Saúde, Sucesso e Paz!