1º Parte) O SEO
Algumas técnicas de marketing tradicional podem ser aplicadas ao marketing digital, entre eles esta o merchandising, uma palavra muitas vezes não conhecida e as vezes ignorada pela agências digitais que contam apenas com o desenvolvedor web que por mais qualificado que seja pode não ter vivência ou experiência nesta vertente de marketing. Oque vamos falar aqui pode ser confundido com as modernas técnicas de SEO (Search Engine Optmization) porém é algo mais completo e que abrange o SEO mas de forma mais humana e menos máquina. Já ouvi dizer que os algoritmos e os robots do google procuram exatamente esta humanização nos resultados, e quem sabe oque estamos tratando aqui será realmente o futuro dos mecanismos de busca.
A princípio o conceito de merchandising pode ser resumido em uma única palavra “VISIBILIDADE”, veja que o SEO ajuda em muito este primeiro conceito e uma maneira de se começar a “fazer” o SEO da sua página é, cadastra-lo nos principais mecanismo de busca e no diretório básico DMOZ, que serve de base para os robots do AOL , Google, Netscape, Yahoo e dezenas de outros. Uma vez estando “VISÍVEL” seu site começara a ser encontrado por usuários de todo o mundo e principalmente da sua região de interesse. Neste caso o SEO é quem proporciona visibilidade para o seu site, mas será o suficiente?
Acreditamos que não e você verá na continuação deste matéria outros elementos que trarão poder e resultados para seu site. Por enquanto comece com o básico, fazendo do SEO a sua ferramenta inicial de Merchandising digital. Colocamos abaixo alguns links para que você possa cadastrar (sugerir) seu site nos mecanismos e diretórios.
DMOZ Yahoo Google Bing Aonde Sitiopt Sitiobrasil ODIR
É importante que você não ceda a tentação de acreditar nas ferramentas que cadastram seu site em centenas de mecanismos de buscas, ou em “farm links”, pois estas opções são verdadeiras armadilhas para o sucesso do seu trabalho de otimização.