Como montar uma loja virtual de sucesso?
É verdade que existe um mercado em constante evolução, que é o mercado para loja virtual, onde consumidores ávidos por facilidades, novidades e oportunidades e que no conforto de suas residencias sentem-se mais a vontade e mais seguros para realizar suas compras.
Mas como atingir este publico, normalmente formado pelas classes A e B?
O planejamento do comércio eletrônico ou loja virtual é fundamental para o sucesso de quem vai investir nestes tipo de negócio, ele começa na geração da ideia e aparentemente se finaliza com a integração final da loja virtual mas na verdade ele não termina nunca, porque mesmo depois que sua loja virtual estiver “pronta” os acertos e ajustes terão que ser constantes.
São então vários os fatores que deve ser considerado ao idealizar uma loja virtual, o naming (nome do domínio), o marketing, o design, a tecnologia.
O Naming
A escolha do domínio é um fator tão importante quanto qualquer outro pois definirá a facilidade com qual sua loja será lembrada pelos consumidores, o quanto o nome será “simpático” e criará empatia com o publico alvo.
Para isto você deverá testar diversas opções e dentre elas escolher a que lhe trará os maiores benefícios de branding, ranking em mecanismo de buscas e não somente o mais bonito ou que você tenha gostado mais, neste momento tem que se usar a razão.
A Tecnologia
Entenda que ao dizermos tecnologia estamos querendo estabelecer relação com a plataforma web que você fará uso, que tipo de servidor, qual a linguagem, que tipo de software irá utilizar. Existem diversas opções que estarão a sua escolha, opte por aquela em que você tenha maior controle do seu negócio e que tenha uma relação amigável com os mecanismos de busca e com o design.
O Design
A menos que você tenha o mesmo capital que americanas.com, submarino.com, wallmart.com.br, fastshop.com.br e outros gigantes da web para investir, o design é fundamental para criar o ambiente confortável para que a venda seja realizada pela seu comércio eletrônico. Em muitos casos o empresário acredita que o melhor para o seu comércio eletrônico é que ela fique com cara de americanas.com, agora perguntou, a sua loja física é igual a da americanas? O numero de pessoas que vão operar a plataforma da sua loja é igual?
O design deve se esforçar neste caso para mostrar o seu diferencial competitivo, tais como personalidade, clareza nas informações, proximidade com o consumidor. O seu design deve ser exclusivo, mostrar que a loja é sua da sua empresa. Fuja dos sites e sistemas previamente elaborado que no máximo fazem é trocar a logomarca e a cor no design.
O Marketing
Fundamentalmente falando, é o mais importante passo antes de lançar sua loja e mesmo depois de inaugurada. Atente-se para fatos, como divulgação, ranking de pesquisa, campanhas offline, campanhas online, mídias impressas, mídias digitais e mídias televisivas.
Agora que você tem noção de como deve ser sua loja virtual, leve seu projeto adiante, pois trata-se de um mercado viável e de boa renda.
Acompanhe nos próximos posts mais detalhes sobre, comércio eletrônico onde você poderá ler sobre gateways de pagamentos, campanhas virtuais e o comércio em redes sociais.
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